E-mail

contato@b2grow.com.br

Fone - Campinas

+55 (19) 99835-9600

Fone - Indaiatuba

+55 (19) 3894-6943

Detalhes do Blog

  • Home
  • Blog
  • Notícias
  • Por que devo fazer o Valuation (Avaliação Empresarial ) da minha empresa

Por que devo fazer o Valuation (Avaliação Empresarial ) da minha empresa

Saber o valor real da sua empresa é uma ferramenta importante para a condução dos seus negócios. Existem diversos motivos que levam o empresário a se interessar em fazer o valuation pois permite que você tenha uma métrica clara do valor atual da sua empresa. Isso é essencial para tomar decisões estratégicas como: buscar investidores, vender a empresa, comprar empresa, cisão  ou fazer fusões e aquisições.

Para atrair investidores, um valuation bem feito é essencial para atrair reais interessados em financiar o crescimento da sua empresa. Os investidores procuram empresas com bom potencial de retorno financeiro e um valuation preciso e confiável pode ser um diferencial na hora de conquistar esses parceiros.

Auxiliar na tomada de decisões estratégicas: O valuation fornece informações fundamentais para tomar decisões importantes sobre os rumos da empresa. Ao saber quanto vale o seu negócio, você poderá definir estratégias para maximizar esse valor e direcionar seus esforços para áreas que tragam maior retorno financeiro e contribuam para a geração de valor para o seu negócio.

Identificar pontos fortes e fracos do negócio: Durante o processo de valuation, são analisados diversos aspectos da empresa como faturamento, margens de lucro, ativos tangíveis e intangíveis, entre outros indicadores financeiros relevantes. Essa análise detalhada permite identificar pontos fortes que podem ser potencializados e fraquezas que precisam ser corrigidas.

Embasar negociações de fusões e aquisições: Se você está pensando em fazer uma fusão ou adquirir outra empresa, o valuation é essencial na condução dessa negociação. É importante conhecer o valor real da sua empresa e também avaliar se a transação é vantajosa do ponto de vista financeiro.  Antes de se efetuar a due diligence e avaliar as oportunidades de ganho mutuo é essencial ter um valor de partida para o início das negociações.

Planejar a sucessão empresarial: O valuation ajuda a definir um preço justo para vender ou transferir a empresa para herdeiros ou sócios. Assim, você garante que receberá um valor adequado pelo seu patrimônio e evita conflitos familiares ou societários no futuro.

Avaliar o desempenho ao longo do tempo: Fazer valuations periódicos permite acompanhar a evolução do valor da sua empresa ao longo do tempo. Isso é útil para avaliar o impacto das estratégias adotadas e realizar ajustes necessários para melhorar os resultados financeiros.

Apoiar processos de captação de recursos: Se você precisa captar recursos por meio de investimentos externos, como venture capital ou private equity, um valuation bem feito será fundamental na negociação com os investidores interessados.

Conhecer seu próprio negócio: Por fim, fazer o valuation da sua empresa é uma forma de conhecer melhor seu próprio negócio, entender seus pontos fortes e fracos sob uma perspectiva financeira e tomar decisões mais embasadas em relação ao futuro da organização.

Conte com a B2grow, para te auxiliar neste seu processo. Possuímos mais de 25 anos de mercado e profissionais altamente especializados em conduzir avaliação de empresas de todos os tamanhos e setores. Também temos uma tecnologia diferenciada no mercado onde conseguimos entregar o seu Valuation no menor tempo possível e com a maior acuracidade.

Roberto Neaime

19 99835-9600
roberto@b2grow.com.br

Formado em Administração de Empresas, Especialista em Finanças e Controladoria pela FGV, e em economia Internacional, possui experiência em projetos de reestruturação e gestão de empresas.
Atua como Gestor Judicial nomeado em empresas em Recuperação Judicial.
Possui mais de 25 anos de atuação e projetos desenvolvidos em empresas Nacionais e Multinacionais, tendo atuado como Diretor Financeiro e CEO.
Trabalhou no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Inglaterra, China e Luxemburgo.
Fluente em Inglês e Espanhol.
Atualmente é membro do conselho de administração de empresas multinacionais americanas e europeias.
Investidor Anjo e mentor de startups.

Deixe um comentário

13 + seis =

Arquivos

Categorias